A Ambev, uma das maiores empresas do Brasil, controla quase 70% do mercado cervejeiro do país e também pela produção de bebidas variadas. Há dois anos, a cervejaria investiu em soluções de energia limpa em suas fábricas em Minas Gerais e Santa Catarina. A FCamp é responsável pelo empreendimento que revolucionou o consumo e a geração de energia da empresa.

As fábricas da Ambev possuem alto potencial hidráulico uma vez que o efluente do processo da produção de cervejas, depois de tratado corretamente, é a água. O projeto consiste em aproveitar o fluxo de água existente, que é de 50 litros por segundo, e transformar em energia elétrica. 

Em novembro de 2018, a FCamp realizou a instalação de duas Micro Centrais Hidrelétricas, de 25 m², nas fábricas de Sete Lagoas, Minas Gerais e Lages, Santa Catarina. Juntas, as micro hidrelétricas tem capacidade de gerar 8.600 kWh por mês, o equivalente para abastecer até 50 residências. 

Segundo Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, a expectativa é que o projeto seja implementado em outras fábricas da empresa que possuem vazão e fluxo de água suficientes para abastecer as micro hidrelétricas, como no caso da fábrica de Recife, Pernambuco. 

“Com micro hidrelétricas, nós conseguimos aproveitar o fluxo da água que já existia, sem poluir, e gerar energia de forma mais eficiente do que grandes hidrelétricas”, afirma Figueiredo. 

FCamp, energia ao alcance de todos. 

2.632 Responses

Deixe um comentário