A Energia Fotovoltaica, também conhecida como Energia Solar, tem como fonte a luz solar. Esse modo de geração de energia é considerado limpo por não eliminar resíduos na natureza e renovável, por usar um recurso inesgotável. No Brasil, é um excelente tipo de energia devido à alta incidência de raios solares no país

Para que essa energia seja gerada, é necessário um Sistema Fotovoltaico, que são todos os aparelhos e peças necessárias para que ele funcione. Veja abaixo quais são os componentes desse sistema. 

  • Painéis solares: são responsáveis por converter a luz solar em eletricidade. São considerados como o coração do sistema e sua quantidade vai de acordo com a quantidade de energia que será gerada e o espaço disponível para a instalação. 
  • Inversores: são o cérebro, transformando a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), isto é, transformar o tipo de energia emitida pelo sol na energia que usamos em casa. Eles também ajustam a tensão caso seja necessário.
  • Controladores de carga: protegem as baterias, garantem a eficiência e evitam cargas ou descargas exageradas. 
  • Baterias: os pulmões do sistema, garantem que ainda haverá energia mesmo quando houver pouca ou nenhuma luz solar através do armazenamento de energia elétrica. São muito importantes principalmente para dias nublados.

Além desses componentes, o Sistema Fotovoltaico também conta com o suporte dos painéis e os cabos que ligam as partes entre si. 

Quando for adquirir um Sistema de Energia Solar, é importante verificar se todas as peças têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que os componentes funcionam conforme as regras. 

No responses yet

Deixe um comentário