Os sistemas isolados, também chamados de off-grid (do inglês “fora da rede”), não são conectados à uma rede elétrica, geralmente utilizados em locais remotos. Esse sistema possui baterias que armazenam a energia para que tenha reservas durante períodos sem incidência solar, em dias nublados ou à noite. 

O seu funcionamento é bem similar ao on-grid (do inglês “conectado na rede”), que transforma os raios solares em energia, captando-os através de painéis solares. A única diferença é que não está conectado à rede elétrica.

Esse tipo de sistema é indicado em locais mais distantes, como zonas rurais, que não têm acesso à uma rede pública de energia. Sendo uma energia limpa e renovável, não polui o meio ambiente e é inesgotável

A geração própria de energia traz vantagens tanto para o planeta, pelas características citadas acima, quanto para o consumidor. Após a instalação, as placas solares podem durar até 25 anos, com pouquíssima necessidade de manutenção. Além disso, há uma redução significativo nas contas de luz e o consumidor não fica dependente das distribuidoras de energia. 

Adquirir energia solar para uma propriedade, seja residencial, comercial ou industrial, garante autonomia e economia, dando mais tranquilidade ao proprietário, que não precisa contar com terceiros para ter energia. 

698 Responses

Deixe um comentário