Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, é um plano de ações visa erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até 2030.

“Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é o título do documento que estabelece 17 objetivos e 169 metas que orientam ações de governos, organizações e empresas para lidar com os desafios enfrentados pelo mundo, visando sempre, a tríade social, ambiental e econômica. 

A Agenda 2030 serve como um guia para que os desafios sejam menos abstratos, estabelecendo metas concretas e prazos reais para atingir o resultado. São cinco as principais áreas de atuação, também conhecidas como os 5P: pessoas, prosperidade, planeta, paz e, por fim, parcerias. Isso significa que o trabalho colaborativo é indispensável para o cumprimento dos ODS. 

ODS ONU – Agenda 2030

Os representantes dos 193 Estados-Membros da ONU reuniram-se em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global atual. Tornando-se, então, um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 é uma atualização e um reforço da Agenda 21, adotada em 1992 em uma conferência da ONU que ficou conhecida como Rio 92. Os mais de 100 chefes de Estados reunidos concordaram em abordar o desenvolvimento sustentável com foco no humano social e firmaram a primeira agenda em escala mundial para promover um novo padrão de viver para o Século XXI. 

Fome Zero e a Agricultura Sustentável, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produções Responsáveis e Trabalho Decente e Crescimento Econômico são alguns dos objetivos pautados pela Agenda 2030. Vale lembrar que a ação deve partir dos líderes de Governo, mas também de nós, cidadãos empenhados com um futuro melhor, mais verde e mais vivo.

Categories:

1.724 Responses

Deixe um comentário