O Brasil é um país com grande incidência solar, chegando a mais de duas mil horas por ano de exposição ao sol. No Nordeste, por exemplo, o potencial para geração de energia fotovoltaica alcança uma incidência média diária de luz equivalente a 4,5 a 6 kWh. Assim, esse sistema pode ser amplamente explorado no país e também, uma alternativa sustentável para o mercado energético brasileiro. 

Em 2024, estima-se que o Brasil contará com 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede instalados, gerando uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da progressiva manutenção e preservação ambiental.

Atualmente, a energia solar no Brasil é utilizada, em sua maioria, em residências, seja para aquecer a água ou para gerar eletricidade. A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica que realizam a conversão da luz do sol em energia elétrica ou térmica, através da captação dos raios solares. 

As vantagens da geração de energia solar residencial são muitas. Além da preservação dos recursos naturais, a economia também é um grande benefício. Após a instalação do sistema, uma casa pode economizar até 95% do valor da conta de luz, já no primeiro mês de funcionamento, ou seja, é um investimento com retorno garantido. O baixo custo de manutenção e a vida útil dos equipamentos agregam ainda mais valor ao sistema.

O financiamento dos custos dos produtos e da instalação é uma possibilidade ainda mais atrativa. Dessa forma, o gasto com a fatura de energia pode ser utilizado para custear o pagamento das parcelas.

O sol é um recurso renovável, inesgotável e capaz de gerar energia limpa. Por isso, o investimento na energia solar é uma opção sustentável e favorável à preservação do meio ambiente. Além disso, a crise do mercado energético tradicional faz com que o governo estimule o uso das energias alternativas, criando incentivos fiscais e opções de crédito para os investidores. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a geração de energia solar residencial? Vá até o nosso site. A FCamp espera por você! 

658 Responses

Deixe um comentário