As fontes de energia renováveis são recursos naturais inesgotáveis utilizados para geração de energia. Estas possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam.

Existem vários tipos de energias renováveis e, com o constante desenvolvimento das tecnologias e inovações, descobrem-se novas formas de produção de energia elétrica utilizando os fenômenos naturais. Com o evidente desequilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, se faz cada vez mais necessária a discussão entre a utilização das fontes renováveis e não renováveis de energia.

A forma atual como geramos energia e lidamos com os resíduos que ela produz é insuficiente para a manutenção dos ciclos naturais do planeta e para mantê-lo preparado para as futuras gerações. Por esse motivo, muitos esforços têm acontecido para promover a utilização de fontes renováveis no mercado energético dos países. 

Apesar do cenário brasileiro ser privilegiado neste ponto, já que a matriz energética é composta principalmente por fontes não poluentes, a maior parte do mundo é altamente dependente de fontes não renováveis e potencialmente poluidoras – como o petróleo, carvão mineral e gás natural. 

As fontes de energia renováveis mais utilizadas são as águas dos rios e oceanos, os ventos, a luz do Sol, a biomassa, as marés e inclusive, o calor proveniente da terra. Todas estão disponíveis de forma abundante e inesgotável no planeta. 

 

Tags:

1.828 Responses

Deixe um comentário