A energia solar é a energia obtida através da luz do sol, sustentável e renovável, que pode ser utilizada em diferentes formas, como no aquecimento solar, em energia fotovoltaica hipotérmica.

Os benefícios desse tipo de energia não limitam-se apenas ao meio ambiente, vão também, além da economia. A redução na conta de luz é um dos principais benefícios da energia solar fotovoltaica. Além disso, a valorização do imóvel e a baixa necessidade de manutenção dos painéis solares compõem a série de vantagens do uso da energia solar fotovoltaica.

Assim, a questão econômica é só o começo dos benefícios dessa tecnologia. A seguir, o time FCamp preparou uma lista das vantagens que a energia solar pode trazer para a sua vida.

  1. Preservação do meio ambiente

A energia solar é uma energia sustentável e limpa, ao contrário das formas de energia obtidas através dos combustíveis fósseis, que produzem resíduos poluentes e gases que provocam o efeito estufa. A sustentabilidade da produção de energia fotovoltaica fica por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para existir.

A construção dos sistemas fotovoltaicos não impactam em nada a natureza, diferente das hidrelétricas, por exemplo, que precisam reconfigurar extensas áreas no leito dos rios e lagoas. 

  1. Fonte inesgotável 

A matriz energética mundial, baseia-se, praticamente, em fontes não renováveis de energia, como o carvão, o petróleo e o gás. E a energia solar vem na contramão como uma solução para que haja diversidade nessa matriz. A luz do sol é infinita, inesgotável, então, a energia obtida através dela é renovável e não tem risco de acabar. 

  1. Economia 

A geração de energia a partir da luz solar apresenta diversas vantagens que tange ao quesito econômico. Uma delas é a redução da conta de luz, uma vez que você será responsável pela produção dessa energia, assim, os custos com as companhias elétricas serão reduzidos em até 95%. Além disso, o retorno do investimento é considerado um dos mais rápidos do mercado. 

A baixa necessidade de manutenção é também um fator atrativo. Como o sistema é composto apenas por dois elementos principais – os painéis solares e os inversores, os cuidados requeridos para o pleno funcionamento envolvem apenas a limpeza e a fiscalização periódica. Isso se deve ao fato da utilização de uma tecnologia de ponta que proporciona uma vida útil longa ao sistema. 

Ao investir na instalação dos painéis solares em residência ou comércio, o valor de mercado de seu imóvel aumenta em 3 a 6%, segundo estudos realizados pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. 

Depois de tantas vantagens e benefícios, a nossa aposta para o futuro é a energia solar. Quer fazer parte desse time também? Entre em contato com a FCamp e faça o seu orçamento! 

2.640 Responses

Deixe um comentário