A biomassa é uma fonte de energia renovável gerada a partir da queima de matérias orgânicas, como madeira, resíduos agrícolas, resto de alimento, etc. O uso é similar aos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, contudo, tem menor impacto ambiental

Uma vez que os combustíveis fósseis não são renováveis, a humanidade busca maneiras de substituir esse tipo de energia. A biomassa é considerada renovável pois usa de matéria orgânica, de origem animal e vegetal, que é constantemente produzida pelos seres vivos. Sua queima resulta em uma baixa quantidade de gases poluentes – o que é um dos maiores problemas dos combustíveis fósseis. 

Atualmente, 9% da matriz energética brasileira vem da biomassa, sendo a terceira mais usada no país, ficando atrás da hidrelétrica e fóssil. O bagaço da cana-de-açúcar é a matéria mais usada, com as sobras após a produção do álcool. O reaproveitamento da matéria orgânica é uma das maiores vantagens da biomassa, pois gera energia através do que seria descartado como lixo.

Categories:

Tags:

1.312 Responses

Deixe um comentário