Por mais que os combustíveis fósseis sejam a fonte mais comum para gerar energia, a busca por recursos que possam substituir o petróleo, carvão e gás natural está crescendo rapidamente. Os recursos renováveis são a melhor alternativa, pois não causam danos ambientais e são inesgotáveis na natureza. 

Os tipos mais comuns de recursos renováveis são a água (hidrelétrica), luz do sol (solar), vento (eólica), materiais orgânicos (biomassa) e ondas (maremotriz). A escolha do tipo de geração depende do local onde a energia será gerada, pois é necessário que tenha disponibilidade do recurso. Para a energia eólica, por exemplo, o espaço deve ter ventos fortes para que as turbinas consigam gerar a energia. 

No Brasil, as usinas hidrelétricas são as responsáveis por 70% da geração de energia no país. As demandas por outras fontes estão crescendo e o uso dos combustíveis fósseis foi reduzido. 

Segundo Bloomberg New Energy Finance (2019), em 2050 as energias solar e eólica chegarão a 48% da matriz energética mundial. Com o crescimento do uso de recursos renováveis, os preços pela aquisição de energias limpas estão reduzindo e ficando mais populares, principalmente pelas opções de financiamento e linhas de crédito. 

Tags:

11.865 Responses

Deixe um comentário