O Brasil é um dos maiores produtores de energia elétrica do mundo, mas isso não significa que podemos usar essa energia de forma descontrolada. O consumo consciente dos recursos é essencial para reduzir o desperdício de energia, seja na sua casa, empresa ou nas indústrias.

As alternativas vão desde as formas mais simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, até as mais complexas, como a substituição de peças e modernização de sistemas e máquinas. 

Em casa, fique atento aos aparelhos que ficam ligados na tomada o tempo todo. Se o uso de itens como microondas, cafeteiras e aparelhos de som não for contínuo, vale desligá-los. O consumo em stand by pode representar cerca de 10% da sua conta de energia.

A eficiência energética também pode ser melhorada ao tomar banho, reduzindo o tempo com o chuveiro ligado na posição mais quente. O consumo deste aparelho é apontado como o vilão das residências. Lavadoras e secadores de roupas, lava-louças e o ferro de passar também devem ser usados com atenção. Ao juntar várias roupas para lavar ou passar ao mesmo tempo, você reduz o número de ciclos.

Seja em casa ou no trabalho, o ideal é aproveitar a luz natural, reduzindo o consumo das lâmpadas durante o dia, além de apagá-las quando não houver ninguém no local. O mesmo vale para televisores, monitores de computador e notebook, que muitas vezes ficam ligados por horas e horas. Deixe-os desligados quando não estiverem em uso para reduzir o gasto desses aparelhos.

 

1.892 Responses

Deixe um comentário