Ao adquirir um sistema de energia solar, muitas pessoas questionam a durabilidade do painel. Pelo alto investimento inicial, essa pergunta é muito importante e é algo a ser levado em consideração. As placas duram, com garantia do fabricante, entre 20 e 25 anos

Como o equipamento fica exposto e sem nenhuma proteção contra chuvas ou ventos fortes, todas as peças e tecnologias que compõem o sistema são de altíssima qualidade e resistência. Com toda uma propriedade dependendo da energia gerada por ele, os fabricantes fazem vários testes antes de vender um painel, e a instalação só é feita com a certeza que funcionará bem pelo tempo mínimo da garantia. 

Entretanto, é importante frisar que essa média de 20 e 25 anos é o tempo mínimo de funcionamento com eficiência. Após esse período, a eficiência é reduzida em cerca de 20% pelo desgaste das células, mas isso não significa que o painel irá parar de funcionar. Algumas pesquisas indicam que sistemas de energia solar podem durar até 40 anos. 

Como uma das propostas das energias renováveis é produzir menos lixo, o painel só deve ser substituído após perder sua eficiência e não conseguir suprir as necessidades de energia elétrica da propriedade. 

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário