Ainda que a preocupação com o planeta não seja algo recente, o termo “sustentável” ficou em alta nos últimos anos e conseguiu abranger os diversos grupos sociais. Contudo, por mais que a pauta seja recorrente, muitas pessoas não sabem exatamente o que é ser sustentável e como aplicar no dia a dia. 

Adotar práticas sustentáveis vai muito além de ter um canudo reutilizável e separar o lixo, ainda que ambos sejam importantes. Contudo, o principal é compreender que a sustentabilidade significa usar os recursos naturais com mais consciência, evitando o desperdício e reutilizando tudo ao máximo. 

A sustentabilidade, de forma reduzida e simplória, está nos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. A redução pode ser feita no consumo de água e energia elétrica; na utilização de automóveis; e na quantidade de compras, por exemplo. 

A reutilização vem da ideia de usar determinado produto várias vezes e de várias formas. Uma vez que algo já foi produzido e está no mundo, é importante fazer jus aos recursos e energia usados na fabricação. Isso vale para roupas, móveis, embalagens, etc. Além de usar da forma como foi originado, também pode-se descobrir novas funções para o objeto. 

A reciclagem é um processo que origina um novo produto através de outros existentes. Essa etapa, geralmente, é mais industrial, e a melhor forma de colaborar é através da coleta seletiva. Separar os lixos orgânico e inorgânico, e os materiais inorgânicos entre si, facilita muito nos procedimentos de reciclagem.

Por mais que um estilo de vida sustentável não aconteça do dia para a noite, adotar alguns hábitos já faz grande diferença. Usar com consciência os recursos naturais e reduzir a produção de lixo são duas tarefas essenciais para melhorar o planeta que vivemos agora e permitir que as gerações futuras tenham como viver bem.  

Categories:

Tags:

357 Responses

Deixe um comentário