Eficiência e economia são duas características que descrevem muito bem a energia solar e seus principais benefícios. 

O recurso usado para a geração de energia fotovoltaica é a luz solar, que existe em abundância e gratuitamente durante várias horas do dia. Pela localização, o Brasil configura-se como uma ótima aposta para esse tipo de energia, pois recebe raios solares durante o ano todo, inclusive durante o inverno. 

No campo da eficiência, existem algumas críticas sobre os painéis fotovoltaicos, pois convertem menos de 20% de energia. Contudo, tendo como ponto de partida que a luz solar é gratuita disponível durante várias horas, a percentagem de conversão não é o que qualifica a eficiência prática. 

Além disso, uma vez que a luz solar é transformada em energia elétrica, a alimentação da propriedade é a mesma, independente do tipo de fonte energética. Um terceiro ponto sobre a eficiência dos painéis fotovoltaicos é que eles não sofrem com as instabilidades das redes de energia públicas de modo que, mesmo que a cidade fique sem energia, você ainda terá a luz gerada pelas placas.

Sobre a economia, os números são muito claros. A aquisição de painéis fotovoltaicos pode reduzir em até 95% as contas de luz. Não demora muito para que o valor investido nos equipamentos seja compensado nas economias de energia. Considerando que um painel solar funciona bem por no mínimo 20 anos, essa grande economia mensal será mantida durante muito tempo. 

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário