A Energia Solar está, cada vez mais, ganhando espaço na matriz energética brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração distribuída cresceu quase 18% de janeiro a abril, chegando a 5,485 GW. 

Dentre todos os estados brasileiros, o protagonista em geração e investimento em Energia Solar é Minas Gerais, com 17,8% dos projetos instalados. O setor que mais usa dessa geração de energia é o residencial, que detém 40% da energia. Na sequência está o comercial com 36,7%, o rural com 13,1% e o industrial com 8,5%. 

Cerca de 103.733 consumidores são adeptos à Energia Fotovoltaica no estado, e esse número crescerá ainda mais pelos investimentos no setor. O principal projeto é o Hélio Valgas, um parque de energia fotovoltaica em Várzea de Palma, que receberá um investimento de R$1,6 bilhão. O projeto é da empresa de energia renovável Mercury Renew, que ainda investirá em dois outros planos desse tipo de energia no território mineiro.

Após Minas Gerais, o estado em segundo lugar nos investimentos é São Paulo, com 12,5% de geração de energia, seguido pelo Rio Grande do Sul com 12,4%

O crescimento nos investimentos é muito positivo aos consumidores, pois os preços dos equipamentos tendem a reduzir com a ampliação do mercado, atraindo mais a atenção da população. Além disso, o meio ambiente se mantém mais limpo e saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seres vivos que habitam o planeta. 

Tags:

832 Responses

Deixe um comentário