A energia solar, geralmente, é associada a dias quentes e com alta incidência solar. Por esse motivo ,é comum que as pessoas questionem se os painéis funcionam durante o inverno ou dias nublados. Este clima, de fato, é benéfico para a geração de energia, mas não significa que todos os dias precisem ser assim para que haja energia. 

Mesmo em dias frios ou fechados, há radiação solar, ainda que baixa. Por isso, a luz solar continuará sendo convertida em energia elétrica, independentemente da estação. 

Outro questionamento é sobre a duração dos dias visto que, no verão os dias são mais longos que as noites, e durante o inverno ocorre o contrário. Pela localização do Brasil no globo terrestre, essa diferença entre horas de dia e horas de noite não é tão grande quanto em países mais distantes da linha do Equador, portanto, a quantidade de tempo com luz solar disponível não é tão menor. 

A grande vantagem do verão é que será produzida mais energia do que se é consumida, o que garante a possibilidade de trocar por créditos na fornecedora de energia do estado. Por mais que no verão produza mais energia, não irá faltar luz na sua propriedade durante o inverno. 

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário