Além do uso de energias renováveis, que são consideradas limpas por não produzir lixo ou emitir gases poluentes, existem outras maneiras de colaborar com a proteção do planeta. Confira abaixo cinco dicas:

  1. Organize suas compras: verifique quais produtos têm em casa antes de ir ao supermercado e confira as datas de validade. Assim, você compra somente o que precisa e reduz o desperdício.
  2. Use menos plástico: muitos produtos são embalados ou têm plástico em sua composição, e muitas vezes nem notamos. Mas o plástico é um grande poluente, e demora entre 200 e 400 anos para se decompor. Uma maneira de começar a diminuir o uso de plástico é substituindo as sacolas plásticas do supermercado por pacotes de papel, caixas de papelão ou sacolas reutilizáveis.
  3. Economize água: feche a torneira enquanto escovar os dentes e lavar as mãos e a louça, abra a água somente para enxaguar. Evite banhos demorados, verifique se há vazamentos em sua casa e se possível, tente reutilizar água da chuva ou da máquina de lavar roupa. 
  4. Economize energia: por mais que as energias renováveis sejam limpas, é importante economizar. Você não vai usar o que não precisa, certo? Dê preferência à luz natural durante o dia, evite deixar luzes acesas em cômodos vazios e ligue os eletrônicos somente quando for usar. 
  5. Evite o consumismo: antes de fazer uma compra, pergunte-se se você realmente precisa disso. Caso a compra seja para substituir algo que estragou, veja se não é possível consertar ao invés de trocar. 

Categories:

287 Responses

Deixe um comentário