Um dos passos mais importantes durante a aquisição de um sistema de energia renovável é passar por uma consultoria ambiental. Por mais que o proprietário já tenha uma ideia do tipo de geração que irá optar e o espaço onde deseja instalar, não é tão simples quanto se imagina. 

Ainda que a energia renovável seja considerada limpa e positiva ao meio ambiente, sua instalação prevê modificações no ecossistema. Para prejudicar o mínimo possível e manter a usina em equilíbrio com a natureza, é necessário fazer um estudo do espaço, para adotar estratégias que sejam benéficas tanto ao proprietário quanto ao meio ambiente. 

Seguindo na questão da instalação, o estudo do espaço pode promover a otimização da produção energética. O posicionamento correto do sistema é crucial para que tenha os melhores resultados e, muitas vezes, são alguns centímetros que fazem toda a diferença. 

Outra etapa da consultoria ambiental é a parte burocrática, pois alguns documentos e outorgas são obrigatórios para a geração de energia. Ainda que os recursos como luz solar, força dos ventos e da água sejam gratuitos e abundantes, não se pode usufruir sem a autorização prévia do órgão responsável no seu estado. Essa parte é muito importante, pois garante que a usina terá baixo impacto ao meio ambiente e cumpra seu propósito de ser limpa e renovável. 

Para quem tem interesse em geração de energia distribuída, que conecta o seu gerador à rede pública e permite a compensação de energia, garantindo ‘créditos’ quando se produz mais do que se consome, a consultoria ambiental também é de suma importância. 

Todos esses serviços, que garantem o melhor funcionamento do gerador de energia renovável de uma propriedade, fazem parte da consultoria ambiental, que trabalha junto com outras áreas e profissionais para garantir o maior aproveitamento pelo menor custo possível. 

 

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *