Você sabia que a maior parte da energia gerada no Brasil vem de fontes renováveis? De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), cerca de 83% da matriz elétrica brasileira é renovável, ao passo que a média mundial é de 25%.

Desse percentual, quem domina é a energia hidráulica, gerada a partir da força da água. Aproximadamente 65,2% da energia no Brasil vem das hidrelétricas, consequência da quantidade de bacias hidrográficas presentes no país. 

A energia de biomassa ocupa o segundo lugar, com 9,1%. Esse tipo de energia é gerada a partir da combustão de materiais orgânicos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, pedaços de madeira, dentre outros. 

Em terceiro lugar, está a energia eólica, que vem da força dos ventos. Ela representa 8,8% da matriz elétrica, e a previsão é que, pelos investimentos que vem recebendo, tenha ainda mais protagonismo no Brasil. 

A energia solar, gerada pelos raios solares detém 1,7% da matriz elétrica, mas também está em crescimento. Pela posição do Brasil no planeta, é uma energia muito vantajosa, pois recebe muitas horas de luz ao longo do dia. 

Com os investimentos e avanços tecnológicos, as energias renováveis vêm despertando mais atenção, principalmente pela possibilidade da auto geração de energia. Adquirindo um sistema de energia, sua propriedade será abastecida sem depender tanto da rede pública e das concessionárias. Uma vez que um sistema de energia solar, por exemplo, é instalado, a energia será gerada sem custos, já que a luz solar está disponível em abundância e gratuitamente. 

Além de contribuir para que a matriz elétrica fique ainda mais sustentável, essa opção ainda oferece uma economia mensal de até 95% das contas de luz e traz mais segurança, conforto e garantia de que as tarifas não pesarão no bolso. 

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *