A Energia Eólica é a energia produzida a partir da cinética dos ventos – massas de ar em movimento – e do aquecimento eletromagnético do Sol, mais conhecido como energia solar, que, juntos, movimentam as pás de captadores.

A energia cinética dos ventos é produzida quando o aquecimento das camadas de ar criam uma variação de pressão nas massas de ar. Assim, a turbina eólica transforma essa energia cinética em energia mecânica por meio do movimento de rotação de pás e, através de um gerador, há geração de energia elétrica

A Energia Eólica só passou a ser considerada uma alternativa válida a partir da Crise do Petróleo, na década de 70. Apesar disso, a utilização desse método tem início há décadas, em trabalhos mecânicos por moinhos e cataventos, como a moagem de grãos e o bombeamento de água. 

Considerada como uma fonte de energia limpa e renovável, a Energia Eólica é inesgotável e também não contribui para a degradação do meio ambiente, uma vez que sua produção não gera resíduos – diferentemente do que acontece com os combustíveis fósseis e até mesmo com as hidrelétricas – que impactam significativamente a natureza. 

Além disso, os custos de implantação são relativamente baixos. A necessidade de manutenção é baixa e são criadas novas oportunidades de emprego em áreas que normalmente recebem pouco investimento. 

530 Responses

Deixe um comentário