Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, os brasileiros consomem cerca de 44 litros diários acima do recomendado e considerado suficiente pela Organização das Nações Unidas (ONU), que aproxima-se de 110 litros por dia. 

Ao longo de 2021, o Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas dos últimos 91 anos, com grave escassez nos reservatórios das principais Usinas Hidrelétricas do país. Assim, economizar água não é apenas uma iniciativa, mas uma necessidade e um ato de civilidade.

A água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso e só há 3% em todo o mundo. Dessa porcentagem, 70% está congelada na Antártica e apenas 1% está disponível em rios e lagos. Atualmente, não existe água potável suficiente para atender às necessidades da população mundial. 

E para você fazer a sua parte, a FCamp separou as melhores dicas para você reduzir o consumo de água! 

  • Mantenha a torneira fechada. 

Seja tomando banho, escovando os dentes ou lavando a louça, apenas abra a torneira para o processo de enxágue! 

  • Fique atento aos vazamentos. 

Confira se o valor da conta de água ao final do mês condiz com o seu consumo. Em um furo de dois milímetros em um cano, 96 mil litros de água podem ser desperdiçados.

  • Reutilize a água.

A água do banho, da máquina de lavar e até mesmo da louça podem ser reaproveitadas para outras limpezas e usos. 

  • Evite o uso de mangueiras 

Seja para lavar o carro, uma área externa ou regar as plantas, utilize um balde ou um regador. Com a água corrente da mangueira, uma grande quantidade de água é desperdiçada. Uma mangueira ligada por 15 minutos, consome 180 litros de água. 

Categories:

264 Responses

Deixe um comentário