Você já ouviu falar nos três R’s da sustentabilidade É uma proposta de hábitos bem simples, que visa incentivar o consumo consciente. Os R’s são Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e a proposta é que sejam aplicados com essa ordem de importância. 

O Reduzir refere-se tanto aos bens de consumo quanto serviços. Tudo o que usamos gera algum lixo e demanda energia e matéria prima, certo? Quanto menos for consumido, menos lixo será produzido, menos matéria prima será utilizada e menos energia será gasta. A redução é o primeiro passo para o consumo responsável. A dica é reduzir o consumo de água, energia e combustível e planejar bem as compras. Quando for ao supermercado ou feira, compre somente o necessário. Evite ao máximo o desperdício de alimentos, veja sempre a data de validade e atente-se aos vegetais e frutas, para que sejam usados no tempo certo. 

Reutilizar é o segundo passo. Quando perceber que algo não está sendo usado ou será descartado, veja se não é possível dar outra utilidade. Potes vazios e caixas podem virar aliados na organização, garrafas de vidro podem servir para guardar água na geladeira ou até mesmo virar vaso de flor. Evite copos, pratos e talheres de plástico, prefira sempre de vidro. 

O último R é Reciclar. Esta regra é colocada como a terceira etapa pois envolve a transformação de algo que seria jogado fora. A reciclagem costuma ser de utensílios de plástico, papel, alumínio, dentre outros. Geralmente são embalagens do nosso dia a dia, que são jogadas fora. Para que sejam recicladas, é importante que todos colaborem com a coleta seletiva. Separe seu lixo para que o processo de reciclagem seja possível, e opte por comprar produtos que venham em embalagens recicladas. 

Seguir os três R’s pode ser mais simples do que você imagina. Basta rever o consumo do cotidiano e pensar duas (ou mais!) vezes antes de comprar algo. 

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário