Cooperativas e Consórcios de Energia Solar Fotovoltaica são formas de incentivo à geração e consumo compartilhado da eletricidade. Ambos têm como base os conceitos da Geração Distribuída (GD) de energia – várias unidades geradoras de menor porte abastecem a rede de distribuição. Dessa forma, a energia excedente de um sistema fotovoltaico pode abastecer o sistema da concessionária de distribuição de eletricidade local. 

Embora tenham um princípio comum, as Cooperativas e os Consórcios funcionam de formas distintas.

Consórcios de Energia Solar Fotovoltaica

Sob a mesma lógica de um consórcio de automóvel, o consórcio de energia solar é a união de grupos de pessoas que formam uma poupança conjunta para a construção de uma Usina Solar. Cada pessoa investe um valor pré-determinado e de mês em mês, os integrantes concorrem a chance de serem sorteados para adquirir seu sistema fotovoltaico

Cooperativas de Energia Solar Fotovoltaica

Uma cooperativa de energia solar é a reunião de consumidores que desejam se associar para instalar e utilizar um sistema solar fotovoltaico juntos. A energia solar por cooperativa é a alternativa encontrada para minimizar os custos de instalação e o investimento inicial. Com a cooperativa, cada integrante  investe uma quantia determinada e todos conseguem utilizar da energia gerada. 

Seguindo os conceitos da Geração Distribuída, caso haja excedente de energia, ele é injetado na rede elétrica da concessionária de distribuição local. Os créditos são gerenciados pelos próprios cooperados e divididos em comum acordo.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso site e saiba mais ♻💡💧🌱⚡☀

No responses yet

Deixe um comentário