Você sabia que o Brasil é uma referência em energias renováveis? É o líder na América Latina, e ocupa o 9º lugar no ranking mundial de maiores produtores. A lista, chamada de Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável, é elaborada pela multinacional EY, e 40 países são classificados.
O Brasil entrou no top 10 em outubro de 2021, e apresentou grandes saltos. Em julho deste ano, estava em 11°, ao passo que terminou 2020 em 15º lugar. Além de ser um país com recursos naturais em abundância, o crescimento é consequência, principalmente, dos incentivos públicos e demanda do mercado.
O ranking é liderado pelos Estados Unidos, seguido pela China e Índia. Na 58ª lista da EY, o 4º lugar é da França, seguida pelo Reino Unido, Alemanha, Austrália e Japão.
É muito importante que o Brasil ocupe este espaço na energia renovável, pois indica um desenvolvimento econômico sustentável. Por mais que o mundo siga enfrentando a crise da Covid-19, e o Brasil esteja diante de uma crise elétrica, provocada pela seca, o ranking dá perspectivas otimistas. Além dos investimentos em energias limpas, o Brasil também está ampliando suas fontes, dando maior espaço para as energias eólica, biomassa e solar, e caminhando para não depender tanto da hidráulica.
112 Responses