Eficiência energética é a otimização de processos para o aproveitamento das fontes de energia, com o reduzir custos e colaborar com o meio ambiente, ou seja, realizar os mesmos processos utilizando menos recursos. Eficiência Energética é realizar um trabalho utilizando a menor quantidade de energia possível

Para incentivar a criação de produtos mais eficientes energeticamente, a Eletrobras criou em 1985 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Os produtos com os melhores níveis de eficiência energética são contemplados com o Selo Procel e essa prática incentiva a criação de equipamentos cada vez mais econômicos. 

Além disso, o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Comments are closed